quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Pesquisa genética em negros brasileiros famosos


A pesquisa genética, efetuada à pedido da BBC, também analisou a ancestralidade de afro-brasileiros famosos. Novamente, surpreendeu, ao mostrar que pessoas auto-classificadas e consideradas negras perante à sociedade, apresentam alto grau de ancestralidade européia.
A ginasta Daiane dos Santos descobriu que é mais européia que africana: a atleta gaúcha tem 39,7% de ancestralidade africana, 40,8% européia e 19,6% ameríndia. O sambista Neguinho da Beija-Flor, cuja aparência é bastante africana é, majoritariamente, de origem européia: 67% de seus genes vieram da Europa e apenas 32% vieram da África.
A atriz Ildi Silva, que se considera negra ou mulata é, predominantemente, branca: 71,3% de genes europeus, 9,3% indígenas e apenas 19,5% africanos. Os olhos verdes da atriz foram herdados de antepassados holandeses. A mais africana do grupo de celebridades analisadas foi a cantora Sandra de Sá, cuja ascendência é 96,7% negra. O mais africano foi Milton Nascimento, com 99,3% de genes subsaarianos.

Nenhum comentário: